domingo, 12 de agosto de 2012

Dia Internacional da Juventude


Dia Internacional da Juventude comemora-se no dia 12 de Agosto.
Este dia, dedicado exclusivamente à  JUVENTUDE , pretende promover o respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade.Este dia surge como recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude que se realizou em Lisboa de 8 a 12 de Agosto de 1998.  A Assembleia geral da ONU,em 1999, cria então, o Dia Internacional da Juventude.
A comemoração do dia internacional da JUVENTUDE pode ajudar a dar visibilidade ao sujeito social, o jovem, bastante invisível na sociedade ou, pior ainda, colocado somente como “jovem-problema”, causador ou vitima da violência que aterroriza a população, pintada pela mídia como o grande espectro da sociedade brasileira, então bem vindo o dia da juventude, ou melhor, do jovem.
Porque não se trata da “JUVENTUDE” como categoria abstrata, e sim daquele jovem concreto, com suas singularidades, especificidades, diversidades...
Vamos festejar á JUVENTUDE, que não é “problemas” nem “solução”, que vivem seu cotidiano e procuram um espaço, um tempo, uma forma, uma linguagem para expressar seus desejos, suas dores e alegrias, suas demandas e sentimentos, suas diferenças e diversidades, buscando ser ouvidos, ou, simplesmente, ser visíveis para quem está ao seu redor. Que vivem e convivem com crianças, adultos, idosos e constroem com eles os sentidos de suas narrativas e trajetórias de vida.
Não á JUVENTUDE “promessa de futuro” que festejamos e sim o jovem do presente, que se arrisca procurando construir formas de vida significativas que escapem dos rótulos, das estatísticas e das classificações, que não se deixam segregar pelos projetos e pelas camisetas e circulam entre os territórios para ser sujeitos e atores de suas vidas.
E se essa data comemorativa  vai permitir lembrar-nos que os jovens são sujeitos de direitos, direito à educação de qualidade, direito ao trabalho, ao lazer, à circulação, direito à autonomia, direito à diversidade, direito a ter oportunidades e escolhas ...  finalmente, direito de nomear e reivindicar seus próprios direitos, então Feliz Dia Internacional da  JUVENTUDE!

"A argila fundamental de nossa obra é a juventude.
Nela depositamos todas as nossas esperanças
e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro."
(Che Guevara)

Nenhum comentário: